quarta-feira, 15 de agosto de 2007

OS FUNDAMENTOS DA COMUNIDADE

É extraordinária a compreensão e o entendimento de como seria a igreja se todos os que a compõem vivessem unidos, tendo tudo em comum. Viver em comunidade é isso: viver em comunhão, tendo tudo em comum. Esse estilo de vida dos primeiros cristãos os levavam a vender suas propriedades e bens para distribuírem entre os necessitados, ao ponto de não haver pessoas necessitadas entre eles (At 2.45; 4.34-35). Nós da COMGRAÇA E PAZ queremos ser assim, uma igreja que pratica o amor de forma concreta e funcional, não amando apenas de palavras, mas em ação (1 Jo 3.16-18).
Mas viver em comunidade não torna a vida comum apenas no que diz respeito aos bens materiais, mas também aos valores morais e espirituais. Devemos nos reunir para incentivar e encorajar uns aos outros (Hb 10.24-25). Assim como o nosso corpo é constituído por cinco sistemas: o ósseo, o nervoso, o digestivo, o sanguíneo, e o respiratório, nossa Comunidade se fundamenta em cinco importantes elementos que constituem a essência da comunhão e da vida verdadeiramente comunitária. A mão é uma ilustração desses cinco importantes elementos e pode nos ajudar a compreender a singularidade dos elementos atuantes na Comunidade. Esses elementos fluem do coração de Deus e são extensões na Comunidade de quem Deus é.
OS CINCO FUNDAMENTOS DA COMUNIDADE. A ilustração da mão me parece apropriada, pois embora seja simples, tem profundo significado para que se compreenda a verdadeira vida do Cristo onipresente na comunidade cristã.
1. O polegar representa nossa relação com Deus - pela ADORAÇÃO. Quando em posição levantada representa nosso SIM ao Senhor, nossa declaração de dependência a Ele. Os quatro dedos com o polegar fazem com que a mão humana seja especial. Cada dedo funciona independentemente, mas também em interdependência com o polegar. Os cristãos precisam estar em estado de Adoração a Deus antes que os outros elementos possam ser vividos. A Adoração a Deus, o Amor ao próximo, a Comunhão, o Discipulado (treinamento) e o Testemunho (estando transformado pela intimidade com Deus, consciente de Sua Graça, cada um é evangelista e leva as Boas Novas a todos) combinam-se como um todo quando ativados na comunidade.
2. O dedo indicador representa nossa relação com o próximo – pelo AMOR. Esse é o dedo que aponta e indica. Mas que interessante! Na Comunidade esse dedo não é para apontar e indicar no sentido de julgar ou discriminar, ao contrário, simboliza a indicação de que Deus é Amor e nos quer, como Seus filhos, a todos em comunhão experimentando fraternos relacionamentos.
3. O dedo anular representa nossa aliança com Deus e o nosso próximo – pela COMUNHÃO. Não adianta de forma isolada, individual e, portanto, egoísta, amar e adorar a Deus, freqüentar uma igreja, dizimar e viver uma vida em sociedade. A essência da vida com Cristo está firmada na necessidade de nos relacionarmos uns com os outros, generosamente e em genuína comunhão.
4. O dedo mínimo representa o treinamento – pelo DISCIPULADO. Os novos convertidos são representados pelo dedo mínimo. A força da igreja é a nutrição de bebês espirituais para levá-los à maturidade espiritual e a vida juntos em comunidade, em comunhão e amor com Deus e com o próximo.
5. O dedo médio representa a saída para a vida não comunitária, para as nações, a evangelizar – pelo TESTEMUNHO. Como o dedo mais proeminente, o dedo médio representa o povo forte e maduro que são os pais e mães espirituais. Os que aprenderam a adorar a Deus, a amar o seu próximo, que vivem em comunhão, que são verdadeiramente discípulos de Jesus, podem cuidar dos bebês espirituais, liderarem o rebanho de Deus e irem às nações pregar o Evangelho da Graça e da Paz.